PEDREIRAS: ÍNDICE DE HANSENÍASE É ELEVADO NO MUNICÍPIO




A carreta da NOVARTIS que é a farmacêutica que percorrer o Brasil, faz a fabricação da medicação contra hanseníase, e realiza diagnóstico da doença, está em Pedreiras por dois dias para o atendimento a população na Praça do Jardim.

Segundo a secretaria de saúde do município Pedreiras tem um índice elevado de hanseníase, onde são mais de um caso a cada dez mil habitantes. Em 2016, o ano foi encerrado com 29 e já existem 33 casos da doença antes de encerrar 2017.











Na Praça do Jardim, local onde está a carreta, são realizados o teste da sensibilidade que é o teste da hanseníase, entre outros serviços de saúde como aferição de pressão, exame da glicemia e psa. “Se uma pessoa ao fazer o teste, for detectada com a doença, será acompanhada pela coordenação da hanseníase que fica centralizada no CESAPE, e o encaminhamento a estratégia Saúde da Família ao qual ela pertence.” Disse Ana Clara Diretora do CESAPE e Coordenadora dos Programas de Tuberculose e Hanseníase do município de Pedreiras.





Essa Unidade Móvel que trata da hanseníase, está na estrada desde 2009, já passou por 16 estados no país e de lá pra cá, já foram identificados mais de dois mil casos de hanseníase, exames esses realizados só na carreta.

O Brasil é o segundo país com maior número de hanseníase, só perde pra Índia e o maranhão é o primeiro do nordeste.

As informações são do blog Tribuna 101

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política

Destaque

Últimas Postagens